BLOGYE!

Estórias direto da China

  

Chás Gelados

Basta que o clima esquente um pouquinho que o pessoal que acompanha o Blog Yê! começa a nos perguntar sobre chás gelados – quais as melhores escolhas, como preparar, com que frutas ou ervas misturar etc. Fazia algum tempo que queria escrever sobre isso, dando algumas dicas e sugestões para esta turma e resolvi faze-lo aqui neste post.

Chás gelados...a melhor pedida para o calor

Para este texto, preparei três sugestões que já testei e que agradaram a todos que provaram, mas antes de ir ao ponto vale começar dizendo que praticamente todos os Chá Yê’s ficam bem gelados, muito embora os mestres que o produzam não tenham a menor ideia disso. O negócio deles, mesmo nos dias mais quentes do verão, é chá quente mesmo. Há, contudo, um lance sobre o preparo de um chá gelado que é crucial para que ele não acabe aguado – a forma de se esfriar a bebida. Preparar um chá, mesmo que mais concentrado, e esfriá-lo com água ou gelo não é a melhor ideia, pois você precisará de praticamente o mesmo volume de água para faze-lo e o chá acabará bem aguado - ou você acabará usando uma quantidade muito grande de folhas secas. As quatro maneiras que eu conheço de se contornar o problema são:

1.) Preparar a infusão e deixa-la esfriar naturalmente e dar aquela gelada no freezer ou na geladeira;

2.) Esfriar a infusão com uma bela quantidade de suco de fruta fresca gelado – isso irá deixar o chá com bastante gosto do suco de fruta, o que pode ser até bem bacana;

3.) Preparar algumas forminhas de gelo com o chá que pretende tomar gelado e usar estes gelos de chá para esfriar a infusão quente; e

4.) Preparar um infusão com água fria.

Todas as formas acima são interessante, mas a minha preferida é a última. Para fazer o chá com uma infusão fria, a única coisa a mais que você precisará é algum tempo. Basta colocar uma quantidade de folhas de chá em uma jarra, enchê-la de água a temperatura ambiente, coloca-la na geladeira e esperar umas 8 horas – de preferencia tampada, para que o chá não pegue o aroma de outros alimentos. Com este método, as ervas ou frutas frescas podem entrar desde o início da preparação. Muitas pessoas que já testaram este método lhe dirão que o chá gelado assim preparado fica mais interessante – e eu concordo!

Agora às sugestões:

Golden Buds com Laranja

Para preparar este chá, gosto de utilizar o primeiro método que descrevi a cima. Coloco cerca de 6g de folhas secas em uma jarra de vidro junto com duas fatias finas de laranja e completo com 1,5 litro de água fervente. Deixo a infusão até o chá estar completamente frio, mexendo de vez em quando (não se preocupe...com um chá do nível do Golden Buds, não há nada daquele lance de amargor!). Depois de fria, a infusão pode ser servida em copos cheios de gelo com algumas fatias de laranja a mais ou você pode dar aquela gelada extra na geladeira ou freezer

Gunpowder com açúcar mascavo e hortelã

Este é um dos meus favoritos! Apesar de não ser muito fã de açúcar nos meus chás, esta combinação pede um docinho a mais. Costumo prepará-la ou com mesmo método que descrevi para o Golden Buds ou com o método da infusão fria. Para os dois, uso 8g de Gun Powder, 4 colheres de sopa cheias de açúcar mascavo (isso mesmo...bem doce) e 5-10 folhas de hortelã fresco para preparar 2 litros de chá gelado.

Jasmin com Capim Limão

Esta combinação eu descobri recentemente trocando emails com um amigo de Shanghai que também trabalha com chás. Faço ela sempre com o método da infusão fria e toda vez costumo preparar 1,5 - 2 litros. Coloco 8-10 gramas de Pérolas de Jasmim junto com 2-3 gramas de capim limão em uma jarra de vidro, completo com água fria e deixo na geladeira de um dia para o outro. O chá feito assim fica com um sabor profundo e equilibrado entre o jasmin, o chá e o capim limão, além de um corpo denso e espumoso.

Estas são apenas algumas dicas. Brincar com os sabores de frutas e ervas frescas e de adoçantes como mel, açúcar mascavo e doce leite é uma experiência interessante que vale muito a pena, sobretudo em dias quentes!!

Curta:

  

Comente:

© Chá Yê! 2013. Todos os Direitos Reservados.

Chá Yê! Importação e Comércio Ltda. | Rua Fradique Coutinho, 344 - São Paulo, SP | (11) 3360.7003

Desenvolvido por João Campos

Termos de Uso | Política de Privacidade