BLOGYE!

Estórias direto da China

  

Xiao Chi

A China é um destino obrigatório para qualquer gourmet de respeito. Em toda a sua diversidade culinária é, de longe, o país onde tive minhas melhores experiências gastronômicas. De banquetes esplendorosos com oficiais do governo em grandes hotéis a refeições simples na casa de mestres de chá em minúsculos vilarejos de minorias étnicas nas montanhas de Yunnan ou Guizhou, não houve uma dessas experiências que me tenha desagradado – muito pelo contrário!

Uma das coisas que mais me fascina na culinária chinesa é a diversidade regional da mesma e nada melhor que os Xiao Chi para expressar isso. Xiao Chi (小吃) em português seria algo como pequenos bocados e é exatamente isso que eles são – variedades de pequenos quitutes que se pode encontrar em qualquer lugar a qualquer hora certa e que não visam substituir uma das três principais refeições do dia, mas sim matar aquela fominha inesperada ou apenas agradar o paladar. Abaixo, listo alguns dos meus preferidos.

XIAO LONG BAO

Comer um Xiao Long Bao bem feito (ou 10!) é uma algo surreal. Aparentemente, ele é um dumpling qualquer – uma massa recheada e cozida no vapor. Contudo, Xiao Long Bao são uma experiência a parte e a mágica esta no recheio que tem como protagonista pele de porco gelificada em fundo de porco, Hua Diao (um vinho para cozinhar) e vinagre branco. Esta gelatina de pele de porco, sólida a temperatura ambiente, é misturada com carne de porco e outros temperos e embrulhada em uma massa translúcida de tão fina feita de farinha e água que é fechada em um delicado embrulho redondo com dobras em formato de espiral no topo. Quando cozido no vapor, a gelatina do Xiao Long Bao se derrete e, misturada aos outros ingredientes, cria um maravilhoso caldo amanteigado que preenche a massa. Na primeira mordida(e muitas vezes há apenas uma), o caldo explode em sua boca não deixando dúvida para o que veio. Não poucas vezes, vi lágrimas de prazer involuntárias escorrerem pelos rostos de amigos quando estes provaram seus primeiros Xiao Long Bao.

ROU JIA MO

Rou Jia Mo são Xiao Chi da provincial de Shanxi, cuja capital é a famosa cidade dos guerreiros de terracotta e centro político de antigas dinastias, Xi’an. São uma espécie de sanduíche feito em um pão achatado recheado com um guisado de carne de porco, boi ou cordeiro e diversas especiarias – a predominante sendo o cominho. Apesar do pão em si ser bastante especial, o recheio é que faz do Rou Jia Mo um Xiao Chi espetacular. Os sabores são intensos e vibrantes e há Rou Jia Mo de todos os tamanhos, para todas as fomes. Outros ingredientes, como pimentão, pimentas ou coentro frescos podem acompanhar o recheio e tornar os sabores ainda mais interessantes.

DAN DAN MIAN

Dan Dan Mian é o mais famoso Xiao Chi da província de Sichuan. Originalmente, eles eram vendidos por homens que andavam pelas ruas de Chengdu carregando em cestas penduradas a uma trave de bambo apoiada em seus ombros (em chinês conhecida como Dan) seus fogareiros, noodles (mian) e molhos feitos segundo receitas secretas. Hoje em dia não se encontra mais destas figuras perambulando pelas ruas, mas em todos os restaurantes de mian se pode encontrar o Dan Dan Mian. Muito embora o nome originalmente não se referisse a um tipo específico de mian, atualmente o que você receberá se pedir um Dan Dan Mian nem Sichuan será um mian, com pouco ou nenhum caldo, coberto por uma espécie de ragu de carne feito óleo de pimenta (pimentas dedo de moça fritas em óleo de amendoim), pasta de gergelim, Ya Cai (um delicioso vegetal em conserva famoso em Sichuan) e especiarias. É um mian espetacular, servido geralmente em pequenas porções e com a inconfundível picância da cozinha de Sichuan.

Curta:

  

Comente:

© Chá Yê! 2013. Todos os Direitos Reservados.

Chá Yê! Importação e Comércio Ltda. | Rua Fradique Coutinho, 344 - São Paulo, SP | (11) 3360.7003

Desenvolvido por João Campos

Termos de Uso | Política de Privacidade