BLOGYE!

Estórias direto da China

  

Porque as folhas soltas?

Como um amigo meu gosta de dizer, você precisaria ter passado os últimos 10 anos isolado em uma caverna para não saber que tomar chá é bom para a sua saúde. Os chineses sabem disso a milhares de anos e as pesquisas iniciadas pelos japoneses na década de 1980 e outras tantas levadas a cabo por europeus e norte americanos desde então vêm dando robustez científica ao fato. O que vêm sendo estudado com particular ênfase são os polifenóis, poderosas substâncias antioxidantes presentes em maior quantidade nos buds, as folhas frescas ainda fechadas que brotam com o início da primavera. Um antioxidante em particular, o EGCG, parece ter demonstrado grande utilidade na prevenção e tratamento de diversos tipos de câncer.

Folhas recém colhidas de Purple Bamboo

Nós da Chá Yê! sempre tivemos um pé atrás com falar abertamente sobre os benefícios do chá para a saúde. Primeiro, porque existem restrições legais para tanto e nós também não temos a formação necessária para sair por aí falando sobre o que é e o que deixa de ser bom para a saúde. Depois, porque não é essa a nossa pegada - o que estamos colocando à disposição do público brasileiro não é uma erva medicinal ou coisa que o valha, mas sim um produto que concentra em si e simboliza todo um universo cultural e estético que nos parece válido conhecer. Por último, confessamos, temos um pouco de desgosto pela forma como algumas empresas sobre-valorizam os benefícios do chá para a saúde como estratégia de marketing para promover produtos de qualidade questionável. Não queremos com isso dizer que chás de qualidade inferior não ajudam a saúde de quem os toma. O ponto, aqui, é que a vanguarda do blá blá blá sobre chá e saúde é comandado por empresas que produzem e vendem produtos de baixo valor nutricional, sobretudo as grandes corporações dos chás enlatados e engarrafados.

Colheita de oolongs rochosos nas montanhas de Wu Yi.

Publicações e fatos recentes, como este ou este, apontam para o fato de que há uma grande diferença entre a percepção geral sobre o benefício que o consumo de chás e produtos a base de chá podem ter para a saúde e as reais quantidades de substâncias bacanas encontradas em bebidas engarrafadas ou enlatadas. No universo dos chás de folha solta há ainda uma grande diferença nas concentrações de polifenóis encontradas. Um artigo do The Guardian, diponível aqui, citando a USDA como fonte, afirma que quanto mais inteiras e mais jovens as folhas de Camellia Sinensis de seu chá, maiores serão as concentrações das substâncias.

Se o seu negócio for tomar chá pelos benefícios que a bebida pode trazer para a sua saúde, os fatos estão aí: chás de folhas soltas, inteiras e frescas, são a melhor opção.

Curta:

  

Comente:

© Chá Yê! 2013. Todos os Direitos Reservados.

Chá Yê! Importação e Comércio Ltda. | Rua Fradique Coutinho, 344 - São Paulo, SP | (11) 3360.7003

Desenvolvido por João Campos

Termos de Uso | Política de Privacidade